sábado, 1 de setembro de 2007

Dupla - face

Você está certo de que encontra a lei a apresentação completa do conhecimento da verdade.Você, que ensina os outros,por que é que não ensina a você mesmo?Se afirma que não se deve roubar, por que é que você mesmo rouba?Se você diz que não se deve cometer adultério, por que é que você mesmo comete adultério?Você odeia os ídolos mas rouba as coisas dos templos.




Lima Barreto escreveu um livro onde a temática principal de todas as suas crônicas (ou de grande parte delas) é a crítica a sociedade que vive de aparências. Isso é bom, porque fomos obrigados a comprar um livro dele para a aula de literatura (As melhores crônias de Lima Barreto) e como não li o livro todo (ando relaxada com minhas leituras) quando o professor pergunta qual a temática principal da crônica O homem que sabia Javanês ou A nova Califórnia ou qualquer outra, a resposta é simples: a temática principal é a sociedade que vive de aparências.
As pessoas sempre pensam no que vão pensar delas, como vão impactar, como serão lembradas por suas bondades, por suas ótimas tiradas, por seu jeitinho de ser....como marcarão o mundo. Tanto faz o que realmente são, você faz trabalho de caridade para impressionar o carinha que acha que caridade é legal. Você dá o dízimo na igreja para que as pessoas te vejam indo lá na frente com o envelope. Você toca no culto mas na verdade não ta nem aí para Deus. Sabe aquele cara que você ta namorando? Nunca será a pessoa que você admira mas sim a pessoa que impressionaria os outros. Os outros falam que você vai passar do céu quando morrer...
Ninguém sabe o que realmente você pensa, não sabe o que você faz quando ninguém te vê fazendo (não creio que citei a letra da música do Capital Inicial aqui,decadência). Tem importância você ser assim? Na verdade não, porque o que realmente importa é o vão ver de você e não a verdadeira história dos fatos. Se fizessem um filme da sua vida a história seria de uma pessoa que nem você mesmo reconheceria.
Aí você resolve abrir a Bíblia, tira a poeira que tem em cima dela e abre no Salmos 139 e lá ta escrito que Deus conhece seus pensamentos, os desejos do seu coração e pensa “Oba! Deus é o gênio da lâmpada do Aladin e como sabe os meus desejos, meus anseios meus tudo vai realizar...êêê”. Não acabam de ler esse capítulo porque 24 versículos é demais...
Sendo que o outro lado da moeda é que sabendo disso tudo Ele não cai naquela lorota de sou isso sou aquilo. Ele vê tudo e mais um pouco. Sabe que cantar hinos na igreja com o pensamento da saia curta da irmã não é exatamente o que queria. Você o fere mais do que o agrada. E olha que você é um cara super admirado...
Entendeu onde eu quero chegar? Mais importante do que parecer é ser e ser reconhecido de uma forma diferente. Dizem que as pessoas que fingem não conseguem fingir para sempre...


Como você é visto por Deus?Como Ele vai lembrar de você? E por aí vai....
Mas você não está nem aí para isso tudo né?






Você se orgulha de ter a lei de Deus, mas você é uma vergonha para Deus porque Deus obedece a sua lei.
{Romanos 2; 20 a 23}


*****

No último dia de agosto encontrei o herói da minha infância. Acho que toda criança teve um herói... Não sei como você vê o seu herói agora. O meu? Morreu de overdose.
Essa foi a coisa mais estranha que aconteceu em agosto. Ah, sim... agosto acabou. Voltemos a respirar! Bom setembro para vocês e cheio de oxigênio.


*****

Existirá,  em todo porto tremulará 
a velha bandeira da vida
Acenderá todo farol iluminará
uma ponta de esperança
E se virá, será quando menos se esperar
Da onde ninguém imagina
Demolirá, toda certeza vã,
não sobrará pedra sobre pedra

3 comentários:

  1. Vou ficar reflexiva o resto do dia por causa desse post...
    Aliás, o resto de setembro todo.

    ResponderExcluir
  2. Não seria 'Deus obedeCe'?





    Seja bem-vindo setembro, e traga junto com você a primavera!

    ResponderExcluir
  3. apfjivmohvmshwcofhmqfxcgxid,hqphcsicghqifgwivbkvav...

    (sem palavras)

    ;***

    ResponderExcluir

Sem horas e sem dores,esse espaço é recomendado para seus escritos, sejam eles sobre o texto ou sobre a resposta fundamental da vida,do universo e tudo mais.


E-mail para tagarelar mais:
anaclaraj@gmail.com

Fica um abraço pra quem sentir vontade de receber um.