sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Apenas uma para Dona Lourdes

Conversei com um psicólogo sobre a possibilidade de apagar algumas pessoas de nossa cabeça, não que eu quisesse te apagar de mim, longe disso. Estávamos apenas conversando. Você sabe que gosto dessas coisas meio loucas, apesar de achar cruel querer tirar alguém da gente, seja lá quem for o causador de tal vontade.
Ele explicou que quando conhecemos alguém a lembrança que temos dessa pessoa não fica em um lugar específico no nosso cérebro, ela fica entranhada em tudo que é parte da gente. Como se virássemos um pouco da pessoa, como se tivéssemos essa pessoa dentro de nossa fala e gestos. Claro que ele explicou tudo isso de um jeito muito mais interessante, mas dá para entender bem o que isso significa.
Então, nessa viagem toda de ter uma mente sem lembranças, imaginei o que em mim mudaria caso não tivesse você. Ou o que em mim não seria se tivesse te perdido dentro da minha cabeça.
Claro que continuaria sem comer legumes e verduras, não ia comer mais doces do que como hoje e meus olhos continuariam castanhos. Mas não aprenderia o que é pensar nos outros antes de pensar em mim ,mesmo que em alguns momentos isso se torne difícil. Talvez até aprendesse, mas não veria isso de uma forma tão pessoal.
Eu não seria nada vaidosa, apesar de ainda não ser o suficiente para ficar tão bonita quanto você... Não saberia como é divertido ver televisão e criticar a televisão, assim, ao mesmo tempo. Meu senso de humor não seria o mesmo. Minha confiança não seria a mesma. Não me sentiria tão segura quanto me sinto hoje. E provavelmente não sentiria facilidade de perdoar as pessoas, isso de fato aprendi e não abro mão.
Tenho parte de você entranhado em mim, não apenas geneticamente. E é bom saber que tudo o que você trouxe está em minha vida para me tornar uma pessoa melhor.

*****


Esse texto é para a minha avó, foi aniversário dela ontem. Queria também pedir desculpas por uma poesia que fiz sobre ela na quarta-série que em uma rima a chamava de velha. Antes ela não era nem tão velha, agora eu posso até falar essas coisas...

Um comentário:

  1. interessante a idéia de apagar memórias.. um pouco assustadora de fato.
    Sua vó é MARA! e vc se parece mto com ela em alguns pontos, talves mais do que vc imagine. xD
    Eu amo vc.. 'A' NARINA!
    =)

    ResponderExcluir

Sem horas e sem dores,esse espaço é recomendado para seus escritos, sejam eles sobre o texto ou sobre a resposta fundamental da vida,do universo e tudo mais.


E-mail para tagarelar mais:
anaclaraj@gmail.com

Fica um abraço pra quem sentir vontade de receber um.